quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

AO QUE VENCER (CURIOSIDADE)


A CRUZ DE CARAVACA
A história de Caravaca, por certo, é formada de episódios ricos que estão registrados; porém, o fato lendário perdurou e a Igreja não abre mão do mágico aparecimento da Cruz de Caravaca, tendo-o como real, verídico e milagroso.

No ano de 1231, reinava na Espanha o rei Abu Zeyt, conhecido como Muhammad Ben Yaquib.
Em Caravaca, na fortaleza maior, Muhammad mantinha prisioneiros, um grupo de cristãos, suspeitos de tramarem contra os invasores. Entre o grupo, de aproximadamente quinze pessoas, encontrava-se, incógnito, um sacerdote de nome Gines Perez Chirinos que ministrava aos seus companheiros o conforto da religião.
Essas práticas foram descobertas pelos guardas e o fato chegou aos ouvidos de Muhammad que, interessado, mandou vir à sua presença o religioso prisioneiro, para conhecer as suas atividades e descobrir se estava sendo arquitetada a insurreição*. (*é o mesmo que rebelião)
Foram várias audiências mantidas com Muhammad, que ficou impressionado com o religioso a ponto de se interessar pela atividade de sacerdote e o que significava a celebração da Santa Missa.
Chirinos viu a oportunidade, não exatamente de melhorar a sua situação de prisioneiro, mas a de preparar a alma do Rei para uma utópica conversão ao Cristianismo.
Certo dia Muhammad, com mais paciência, pediu a Chirinos que lhe explicasse o mistério da Eucaristia. Chirinos objetou de que não poderia fazer o desejo do Rei, porque não dispunha dos elementos necessários para celebrar o ato sagrado.
Muhammad, julgando que Chirinos não desejava satisfazer a sua curiosidade, irritou-se, recomendando severidade no tratamento dos prisioneiros.

Com o passar dos dias, a curiosidade e talvez o toque espiritual divino, passaram a preocupar o Rei a ponto de perder a tranqüilidade.
Mandou vir, novamente, à sua presença Chirinos que se apresentou em lastimável estado de penúria e sofrimento.
Muhammad, com palavras suaves, tornou a pedir ao sacerdote que celebrasse a Missa e que fizesse uma relação de tudo quanto necessitaria para o ato.
Comovido, Chirinos foi enumerando todos os objetos necessários e pediu um local apropriado; foi escolhido um recanto da fortaleza, próximo à torre, que foi limpo, ordenado e preparado para a instalação de um altar.
Chegando às mão de Chirinos os elementos, foi fácil verificar que haviam sido retirados dos altares das igrejas, resultando, assim, em uma visível profanação.
Negou-se Chirinos a prosseguir na sua tarefa, pois, o que havia sido profanado, não poderia servir ao sacrifício.
Muhammad então exigiu de Chirinos o prosseguimento dos preparativos, sob pena de serem os seus companheiros de cárcere torturados até a morte. Sem alternativas Chirinos prosseguiu.
Chirinos havia montado o altar, preparado o vinho e o pão e treinado dois companheiros de prisão para servirem como acólitos, todos devidamente trajados de conformidade com os costumes da Igreja; o sacerdote estava comovido.

O Rei mandou chamar os seus amigos e familiares e se dispôs com grande atenção e emoção a presenciar o ato máximo de uma 'Magia' Cristã.
Foi naquele preciso momento de expectativa que Chirinos se deu conta de que havia esquecido de pedir o elemento principal: uma Cruz!
Notando o nervosismo de Chirinos, e vendo lágrimas em seus olhos, Muhammad indagou o que estava acontecendo. Quis saber o que significava a Cruz e por que era imprescindível a presença daquele símbolo.
O local onde eles se encontravam era iluminado pela luz solar que penetrava através de uma abertura sobre o Altar.
Chirinos vendo frustrado seu trabalho e temendo ser castigado como ameaçara o Rei, com palavras confusas e balbuciantes tentou descrever a Cruz.
Muhammad, com o olhar posto na abertura sobre o Altar, apontou com as mãos para ela e com voz embargada pela emoção: "É isso aí, a Cruz?"
Chirinos acompanhou o gesto de Muhammad e viu assomarem pela janela dois anjos luminosos, trazendo em suas mãos uma Cruz!
A Cruz, que tinha um formato curioso, uma composição da Cruz Latina com Tau, revestida de pedraria, toda de ouro, foi colocada pelos anjos, no seu devido lugar, sobre o Altar. Um dos Anjos disse que a Cruz era parte da Cruz do Calvário.
Todos tinham os seus olhares fixos na Cruz e não perceberam como os Anjos desapareceram.
O silêncio era comovente.

Chirinos, como possuído por uma força estranha, começou a celebrar.
Muhammad, seus familiares e todos os presentes, converteram-se naquele momento ao Cristianismo.
Todos os prisioneiros foram libertados e aquela fortaleza foi transformada em Igreja.
Misteriosamente, e isso ninguém sabe, precisamente no dia 14 de Fevereiro de 1934, a Cruz desapareceu.

(Extraído do Livro "A Origem de Tudo", autor: Rizzardo da Camino).

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

AO QUE VENCER (ESBOÇO)


Efésios 6.10
Titulo: Ef. 6.13 “... e depois de terem vencido tudo, permanecei inabaláveis”
(NTLH. “... e depois de lutarem até o fim, vocês continuaram firmes, sem recuar”.)
(Ed. contemporânea. “... e havendo feito tudo, ficar firmes”)

{Analise:
1º Preparação
2º Estratégia /dependência
3º Permanência

Mike Tyson, Logo no primeiro ano ganhou os 15 combates em que participou 11 deles por K.O. (knock-out) no primeiro round.
Conquistou o título mundial de pesos pesados da Confederação Mundial de Boxe (WBC) com 20 anos, foi o mais jovem pugilista a alcançar esse feito.
Esquecendo sua vida pessoal, vamos comparar sua vida profissional com a guerra-espritual.

1º Preparação

Enquanto Mike Tyson treinava, seu técnico o ensinava os meios de derrotar seus oponentes. Repetia movimentos várias vezes até chegar ao golpe perfeito.
A velocidade e força eram os pontos mais visíveis em seu Talento...
Mas Mike tinha uma fraqueza... Ele não tinha resistência para agüentar mais que três round.
Foi então que um adversário estudou não só seus golpes, mas também seus limites e fraquezas. Seu adversário era Holyfield, levou o combate até 11º round... Então, Holyfield vence Tyson por Knock-out, todos ficaram surpresos! Porque Tyson era preparado e tinha um talento nato... Mas não foi o suficiente, Holyfield tinha uma estratégia.

Você pode ter um talento surpreendente, ter habilidades e facilidades que deixam todos admirados, mas se não tiver um preparação, esse talento começa a estagnar-se, e geralmente te levará ao orgulho e orgulho a queda e a queda ao fracasso e desanimo. O Senhor te presenteou com esse talento para que fosse usado por Ele e para Ele. É um dos motivos que vemos artistas perderem o controle da fama e despencarem para antidepressivos e anfetaminas, muito são levados ao desespero e tomarem “overdose”... Enfim são tantos os exemplos...
Mike era um campeão! Mas foi traído por sua confiança nos seus talentos e força.


“sedes sóbrios e vigilantes. O diabo o vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” 1Pedro 5.8

Tyson era forte, mas não tinha resistência; ele era veloz, mas não tinha estratégia. Nós podemos até ser fortes, ter as palavras do evangelho na ponta da língua, mas se não estivermos vigilantes contra as astutas ciladas do nosso inimigo nós sucumbiremos.
“Sedes sóbrios...” quer dizer, reconheça quem é, abra mão do que tem ou que pode fazer, entregue isso nas mãos daquele que te gerou de novo. Ser sóbrio é estar sempre dentro da moderação, estar lúcido, ser racional.
Na maioria das vezes fazemos coisas ou resolvemos assuntos confiando em nossos talentos e conhecimentos. Como Tyson, acreditamos que sabemos o suficiente, tem coisas até que fazemos automaticamente.
Em nosso dia a dia sempre temos uma solução ou um método para resolver rápido e da melhor forma um problema. Quem conhece a história de Tyson, sabe que ele era especialista naquilo que fazia. Em uma entrevista pra uma TV americana, questionado qual era sua estratégia ele disse:
“_ quando estou no ringue eu não penso no que vou fazer eu apenas sei que aquele é meu adversário e que tenho que derrubá-lo”.
Tinha tanta confiança em seu talento que não se preparava sua resistência, em sua mente era automático dar socos. Em uma apresentação pra TV, testaram sua velocidade, Tyson deu 11 socos em poucos segundos.
Muitos de nós nascemos dotados de um talento natural. Nascemos ou adquirimos facilidades em coisas, isso nos torna independente. “Não precisamos mais nos preparar! Eu sei cantar! Eu sei tocar! Eu sei isso, eu sei aquilo...”
“maldito homem que confia no homem, que faz da força seu braço e aparta seu coração do Senhor” Jr 17.5
Estou comparando só com a vida secular, se é que podemos separar os mundos, físico e espiritual..., vamos entrar no mundo espiritual. Quando o homem se torna independente, ele se aparta da dependência de Deus, a partir daí ele começa a trilhar o campo inimigo se a proteção do Altíssimo.
Não basta ser somente um especialista, tem que ter estratégia e a de Deus foi dar seu Filho por nós para que a morte não tivesse resistência contra nós.
Tem que ser movido por Deus, muitas pessoas são bem sucedidas na vida sem Jesus... Mas nós não nos resumimos só em vida física, nós teremos logo mais um vida espiritual “bem longa” que se chama ETERNO. E é esse o ponto que devemos pensar e meditar, como diz o sábio: “- melhor ir a um velório do a uma festa, pois no velório pensamos no futuro”
Deus “injeta” em nós capacidades e talentos, mas não nos dá o poder de criar estratégias sem Ele.
A morte e o pecado tiveram domínio sobre o homem desde o Éden, a resistência e estratégia de satanás venciam o homem todas as vezes que ele tentava se voltar para Deus. Mas Deus não é somente forte, Ele tem planos...
“Os meus pensamentos são mais altos que os seus”. Isaias 55.9
O Senhor Deus fez o plano da salvação, com essa estratégia o inferno não mais tinha o domínio da morte.
No mundo espiritual há uma luta constante e o premio é sua alma. Pense em uma luta de boxe com 30 rounds, uma luta no pense em uma luta de boxe com 30 assaltos, uma luta normalmente chega 12 rounds, comparado ao que acontece no invisível é apenas um treino. A batalha espiritual é uma luta constante! Se você para de bater você irá apanhar.
“por tanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permaneceis inabaláveis. Ef. 6.13
Não basta apenas repetir “- eu tomo posse de toda armadura de Deus” isso não é preparação. Temos que fazer por partes como a Bíblia ensina:

1º “Tendo cingido os vossos lombos com a verdade”
R: quer dizer que, temos que resolver e trazer a luz todos os pecados ocultos, pedir perdão a Deus e a quem foi fraudando ou magoado e confessá-lo a alguém de confiança.

2º “e vestida a couraça da justiça”
R: ser justo e sincero com todos, para que não se ache engano em nós.


3º “calçados os vossos pés na preparação do evangelho da paz”
R: 2Timóteo 2.15

4º “tomando, sobretudo o escudo da fé”
R: temos o exemplo de Jesus no deserto, que usou a palavra da verdade contra as investidas do diabo.

5º “tomai o capacete da salvação”
R: estar sempre almejando estar junto com Jesus na congregação dos justos protegerá sua mente de todo pensamento contrario, tendo isso como alvo, a salvação.

6º “e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”
R: Uma coisa dependerá de outra! Para que você tenha a espada do Espírito em suas mãos você deve saber manuseá-la, já ouviu a frase? : “essa faca é mais perigosa no chão do que na sua mão”. Isto é dito pra quem não sabe usar a arma que está empunhando. Sabendo usá-la você terá uma arma eficaz, e a FÈ te levará a crer com todo seu espírito na SALVAÇÃO; crendo que você é salvo em Cristo, você terá a convicção para não ser enganado pelas acusações do inimigo que são os DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO, então estará cheio de alegria e vida, o amor encherá o seu coração, O EVANGELHO DA PAZ estará sempre em seus lábios. Você será JUSTO porque Aquele que te justificou te revelou o amor, a VERDADE será sua bandeira e não haverá nenhuma acusação contra você e para completar...
7º “Orai em todo o tempo com todo suplica no Espírito”
R: no Espírito... Além de orar em todo tempo, deve ser feita essa oração na dependência do Espírito Santo.
Tiago 4:7_ sujeitai-vos, pois a Deus, resistam ao diabo, e ele fugirá de vós.
R: Sujeitar a Deus = depender de Deus, esperar em Deus, se aproximar de Deus.

A estratégia vem de Deus, a preparação vem do treinamento que é o conhecimento das coisas do alto e a permanência, depende de você!
Deus nos deu o livre arbítrio e permanecer na presença de Deus depende de você querer, se Deus nos deu a vitória sobre o pecado, então só pecamos porque escolhemos pecar.
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência". Tiago 1.14

“Onde abundou o pecado, superabundou a Graça”. Rm 5.20
Vanderlei Godoy

sexta-feira, 25 de julho de 2008

AO QUE VENCER (CRÔNICA)

Quando criança, ouvi minha mãe dizendo: “É o fim do mundo mesmo! Olha o que aconteceu na TV”. Realmente depois de ouvir isto, + ou – uns 20 anos, olha o que está acontecendo, ninguém respeita ninguém! Não existem amigos como antes. Amigo mata amigo seja por assassinato físico ou espiritual, o respeito, o amor, tudo está sendo esquecido. Mas Jesus já havia predito tudo isso, quando Ele disse: “E por multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24.12).

Neste mesmo texto encontramos rumores de guerra, nação se levantará contra nação, o ódio pelos cristãos (Mt 24.9) (digo, aquele que realmente reflete a Cristo) não um bando de pessoas que vão à igreja e se fecham em seu “C.C.S.E” “clube campestre super espiritual”. Pessoas que tem a arrogância de intitular-se cristão e classificar as que são dignas de remissão e as que não tem conserto. A frase preferida é: - Queremos qualidade e não quantidade. Queremos crescer com qualidade! É muito triste isso, pois qual é o doente que tem uma doença de qualidade ou qual hospital têm doentes assim? E ainda qual hospital só aceita doentes que tenham doenças fáceis de curar?

Até onde sei, a igreja é um hospital tanto do físico como de espiritual, não conseguimos diagnosticar as doenças da alma sem se importar com o doente ou ama-lo o suficiente para que o nosso amor por ele seja um dos remédios para sua cura.

Acredito que quando Jesus disse que seriam odiados por causa do Seu nome, Ele estava dizendo arrespeito dos que nesta época de esfriamento do amor estarão admoestando para o que é correto e puro.

Ele dizia também que seria como nos dias de Noé (Mt 24.37), está acontecendo não só como os dias de Noé, mas também como no tempo dos profetas que pareciam totalmente loucos ou rebeldes, quando diziam ao povo que eles deveriam mudar seus conceitos e atitudes. Eles eram acorrentados ou mortos para que se calassem.

Não muito diferente, hoje quando a pregação não é sobre prosperidade, cura, salvação ( salvação sem nenhuma mudança de atitudes) enfim qualquer coisa que seja para o bem de todos sem mudar nada, sem abrir mão de nada, ou melhor, tudo que é “vem a nós o teu reino, mas seja feita a vossa vontade, never”, “não irmão, essa palavra está muito dura! Eles dizem, o irmão está cheio de feridas e não consegue aceitar uma vida cheia de benção, sem ser muito radical, eu acho que não é Deus falando é seu coração...”.

As pessoas estão indo para o inferno! E nós estamos pensando em carro do ano ou importado! Estamos classificando quem é digno de ser de Deus e quem não!

Colocamos no nosso Orkut fotos de pessoas sofrendo na áfrica, textos e testemunhos de pessoas que tiveram uma experiência poderosa com Deus e em nossa vida, só o que experimentamos de sobre natural é um choro que na maioria das vezes não sabemos se vem do Espírito ou de uma emoção exagerada.

Muitas vezes, participei de reuniões onde chorei e me senti culpado por vários erros, mas naquela época nunca houve um só momento de conversão real, eu via muitas das pessoas que estavam ali na mesma sintonia que a minha, saiam do culto e logo voltavam a fazer o que sempre faziam... Os mesmos erros e atitudes, desde julgamentos e perversões. Estou dizendo isto porque elas próprias me contavam com ar de risos o que faziam depois do culto, como se aquilo fosse legal e divertido, o mais interessante era que essas mesmas pessoas, estavam no proximo culto chorando e em outro ajuntamento estavam lá recebendo algo que não os transformavam, nem os convenciam dos erros. (acredito na misericórdia de Deu, Jesus morreu justamente por isso, mas acredito também que quando você recebe uma revelação do seu pecado, isso torna aquele erro nojento e desprezível ao ponto de você confessa-lo com tom de vergonha e arrependimento, mesmo que a mudança não aconteça de imediato. ). O que vejo na massa, é um desprezo hipócrita com relação ao pecado. Elas preferem “crer” que serão salvas e que não precisa mudar suas atitudes com relação ao próximo e a si mesmo. Muitos estão dentro da igreja nem chegam a pensar em salvação, pensam em buscar ou cumprir a religiosidade “para que as coisas em sua vida não andem para trás”.

Realmente estamos no fim de tudo! Escutei um pastor falar que se não déssemos o dizimo não iríamos para céu. A morte de Jesus vale agora 10% do salário mínimo! . Isto é insuportavelmente mercenário! Deveria entrar como artigo 171, estelionato e perversão da boa vontade de outrem ou ainda, injuria e manipulação da verdade.

Vemos a televisão mostrando as reuniões como comerciais.

“Quem quer ser um cooperador da obra!”

“ Que vai ser um associado nosso no ministério!”

“Quem quer dinheiroooo!”

Quem nunca viu uma camiseta ou alguém falar, “pequenas igrejas grandes negócios”.

Eu já falei muito isso, com raiva do “Mamonismo” (agentes do deus mamon) que se instalou no meio da congregação.
Há muito joio e pouco trigo! Precisamos fertilizar direito as sementes plantadas e não somente como tem sido feito, jogar a semente no solo e esperar pra ver qual vingará.

Se for falar de tudo o que tem acontecido no meio dos “crentes” hoje, ficaria aqui muito tempo, CHEGA! BASTA!

Não vamos mais viver à custa de experiências de outrem, vamos abrir mão de nosso conforto e buscar experiências novas que renovará nosso caráter e nossa vida! Andemos em busca de pessoas que não sabem que existe um Deus pessoal e real, que deseja um relacionamento e não trocas, sentimentos sinceros e não superficialismos, quer Amor e não desprezo, quer te dar vida e não conforto momentâneo.

IRMÃO SE ESSE TEXTO FALOU AO SEU CORAÇÃO, PASSE ADIANTE E SE ELE TE OFENDEU, ORE! SE EU ESTIVER ERRADO NESTE ASSUNTO QUE DEUS ME CORRIJA, MAS SE VOCÊ CONCORDA COMIGO... VAMOS NOS EMPENHAR EM LEVAR O EVANGELHO DA VERDADE A QUEM FOI EFENDIDO POR AQUELES QUE NÃO PREGAM A VERDADE, QUE AO INVEZ DE AJUNTAREM, ESPALHAM... OREM POR TODOS OS CRISTÃOS NO MUNDO PARA QUE NÃO SE VENDÃO POR TROCADOS, MAS BUSQUEM O TESOURO QUE ESTAVA GUARDADO E QUE SE REVELOU EM NOSSOS DIAS PRA NOSSA RICA ESPERANÇA... JESUS CRISTO ESPERANÇA DA GLÓRIA! AMÉM। (Colossenses 1.26­­- 29).

Vanderlei Godoy

terça-feira, 1 de julho de 2008

Nos gerou de novo para uma viva esperança


1Pedro 1.3

Nos gerou de novo para uma viva esperança”

Para uma esperança que tem vida, porque como algo que tem vida, a esperança nasce quando “cultivada”, ela se desenvolve, se multiplica, dá frutos e permanece se for bem cuidada e adubada. É como uma planta que nasce, cresce, se transforma e se multiplica e se for polinizada ela dará frutos e esses frutos darão novas plantas. Se não for “adubada” ela nascerá, mas permanecerá, porque com o passar de chuvas e secas ela sofrerá as conseqüências do dia a dia e morrerá. A diferença entre a uma planta e a esperança é que, uma planta morrendo irá gerar na maioria das vezes vida, enquanto se a esperança morrer gerará mais morte. (morte espiritual). Muitas vezes somos comparados a plantas no novo testamento, tanto Jesus como Paulo faz essa comparação,

“Se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles, e feito participantes da raiz e da seiva da oliveira...”. (Rm 11.17).

“Toda a carne é como a erva...” (1Pe 1.24).

“Toda arvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo”. (Mt 3.10).

“Segundo a sua grande misericórdia nos gerou...”.

“Estávamos mortos em nossos delitos”( Ef 2.1). Estávamos sem esperança de salvação. Então Deus nos gerou de novo através da morte voluntária de Jesus Cristo na Cruz

(Rm 3.23,24 e 25), um novo caminho, uma nova chance de sermos regenerados e justificados. Porque desde Adão, o homem não conseguiu se manter longe do erro e por varias vezes havia de ser sacrificado um cordeiro para que através da morte do mesmo o pecador fosse perdoado. Havia a necessidade de derramamento de sangue para alcançar o perdão. (Rm 6.23) Então Jesus veio ao mundo como filho da carne, mas não de natureza carnal, através de uma concepção espiritual. Se oferecendo por nós de uma vez só, sem a necessidade de novos sacrifícios para que o pecado fosse pago com seu sangue inocente. Visto que o homem tem dentro de si uma descendência caída e pecadora (Rm 5.12), mas Jesus nasceu do Espírito Santo para ser de descendência do Céu puro e imaculado tendo a liberdade de escolher entre o bem e mal, porém que pela desobediência entrou a morte no mundo, através da obediência de Cristo entrou a vida. (Rm 5.19).

“Pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”

Jesus pagou a divida, Ele restabeleceu a ordem das coisas, o homem não estaria mais sozinho e não mais pagaria o pecado com a morte, a destituição da companhia de Deus seria restabelecida. (Rm 5.14).

Através da ressurreição de Cristo dentre os mortos, Ele rasgou o escrito de divida que dava direito legal para o diabo sobre a morte e esse escrito era contra nós. “Porque o salário do pecado é morte” (Rm 1.32 e 6.23).

“Bendito seja o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo”

(Bendito = Dito coisas boas a respeito de...)

Pedro como um bom Judeu, quando invoca o nome do Senhor, faz menção a qual deus que ele esta falando, Como os profetas e patriarcas faziam, era costume confirmar e afirmar que o deus a quem estavam exaltando era o mesmo Deus de seus pais.

“O Deus de Abraão de Isaac e Jacó” neste versículo Pedro dá ênfase ao nome que está acima de todo o nome JESUS! Ele confirma isso, mostrando que não somente Ele é o Cristo, mas também é O Filho de Deus, ele diz: “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Pedro estava dizendo que o Deus de Abraão a quem eles respeitavam, era o mesmo Deus e Pai de Jesus a quem haviam crucificado e ao terceiro dia ressuscitado dentre os mortos. A mensagem poderosa que Pedro anunciava é esta: Agora não falo mais em nome de deus de homem algum, falo agora em nome do próprio Filho de Deus o criador que criou todas as coisas por Ele e para Ele as criou. Amém!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

AO QUE VENCER (PANORAMA)



Livro do profeta Oséias


(Oséias sign. Ele salva ou Ele ajuda)

Profetizou uns vinte anos no tempo do reinado do rei Jeroboão II, entre 783 a 743 a.C

O livro começa com a dolorosa experiência de Oséias casando-se com Gomer, uma prostituta sagrada do templo de baal, o deus dos cananeus. Desse casamento nasceram dois filhos e uma filha que recebe o nome de Jezreel (1:4), “não-amada ou não-meu povo” (1:6) e (1:9). Gomer vai embora e volta a prostituição no templo de baal, mas em obediência a Deus Oséias vai atrás dela e faz com que volte a ser sua esposa. Com toda essa dolorosa experiência é quebrado o coração de Oséias e agora ele fica mais sensível para entender o quanto era triste e doloroso para Deus ver o que o povo de Israel havia confiado mais em outros povos como o Egito e Assíria do que nas promessas de Deus. Confiaram que adorando o deus desses povos (baal o deus da fertilidade) eles teriam boas colheitas.


“Um dos avisos mais repetidos no livro é meu povo não me conhece por isso perece”.


As profecias feitas por Oséias sempre mostrava os erros do presente, mas lembrava a aliança que Deus havia feito com os pais deles e revelava que mesmo com tudo o que havia acontecido se eles se arrependessem, Deus não os abandonaria e sempre estaria com eles onde fossem. Hoje Oséias é conhecido como o profeta do amor de Deus.

A mensagem mais importante desse livro é Deus ama o seu povo com um amor que não tem fim. Deus é como um marido dedicado que vai atrás de sua esposa infiel (2:14-23) é como um pai ou uma mãe não abandona seu filho não importando o quanto esse filho por mais rebelde que ele seja. Mas Deus respeita a liberdade dos seres humanos e não os obriga a aceitarem esse amor. As últimas palavras de Oséias foram “Povo de Israel, volte para o Senhor, seu Deus! Você caiu porque pecou. Volte para Deus.” (14:1-2).

A chamada maior deste livro é “mudem seus caminhos e me escutem”.

Israel estava dando o credito de suas vinhas e colheitas bem sucedidas a baal (deus da fertilidade) se esquecia que a terra onde estava era promessa de Deus para seus pais, a terra era fértil porque Deus assim o quis. O povo vivia momento de grande riqueza vestiam-se bem, comida, bebida não era problema, mas davam graças aos baalins e não a Deus, faziam festas profanas e pior deixavam que construíssem templos de adoração aos baalins com suas sacerdotisas prostitutas e que era daí que gomer vinha, desses templos de prostituição.

Oséias então profetiza que Deus vai estreitar os caminhos de Israel, as plantações, o poder aquisitivo, a liberdade e a paz são tirados para que o povo volte a buscar o Senhor (2:10-13). O Senhor promete voltar atrás se o povo ou sua amada (a nação de Israel) se arrepender de tudo que estava fazendo. O Senhor Deus diz: “amarei aquela que se chama de não-amada e chamarei de meu povo aquele que se chama de não-meu-povo” (esses nomes têm a tradução em Hebraico; não-amada= Lo-ruamá e Lo-ami, não-meu-povo).

O livro se resume logo nos capítulos 1& 2, Oséias profetiza o que irá acontecer se não mudarem os maus caminhos e o que Deus vai fazer se mudarem.

O povo estava longe do caminho que Deus havia traçado para caminharem, cada um fazia o que lhe era bom aos olhos, queimaram incenso a outros deuses para que a terra fosse fértil. A conseqüência desta traição veio sobre a terra, toda a fertilidade nas plantações, animais para caça, peixes e tudo quanto tinha de alimento (4:1-3). Deus faz também uma advertência aos sacerdotes que viviam a custa dos pecados do povo. Faziam trocas, cobravam por oferendas de arrependimento no templo, faziam vista “grossa” das atitudes promiscuas do povo. Deus faz uma promessa contra eles, eles “comeram dos sacrifícios que o povo me oferece, mas não ficarão satisfeito; adorarão os deuses da fertilidade, mas não terão filhos”. Significa que usufruirão do que o povo lhes paga para fazer o que é seu dever, mas vocês nunca preencherão esse vazio que há em seus corações, porque esse vazio é falta de Deus. Tudo que fizerem ou desejarem será posto num saco furado. Esse é o castigo que os sacerdotes pagariam por tudo que fizeram contra o Deus vivo (4:4-10).



Ainda as acusações são ditas para que vejam que não é um simples erro, mas uma apostasia pois o povo só fazia o que a lei mandava mas não se arrependia dos seus erros e nem tinham mais misericórdia uns pelos outros, nem ao menos sabiam por que estavam fazendo. Eles haviam se envolvido tanto em cultos pagãos que não conseguiam mais voltar a adorar a Deus, seus corações tinham sido corrompidos pelo engano. O orgulho era um dos motivos que os impediam de confessar seus erros diante do Senhor. (5:1-7).


“_ Como a traça destruirei Israel e como o câncer acabarei com Judá” v.12


Depois de muito sofrer, talvez alguém representante do diz: para todos voltarem a Deus, que em dois ou três dias no máximo o Senhor iria curá-los, Então Deus fala com toda compreensão de um pai amoroso... “O que vou fazer com vcs Israel e Judá?”. Ele completa com a frase que trás o significado do que realmente Deus quer de nós... “Seu amor é passageiro como a cerração ao nascer do sol; é como orvalho que seca logo pela manhã... O que eu quero de vocês é claro como a luz do sol. Eu quero que vocês me amem e não que me façam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu quero que meu povo me obedeça” (6:1-6).

Israel estava completamente sem autoridade, não respeitavam mais seus governadores e pior zombavam deles nas festas onde se embebedavam de vinho e faziam muitas coisas tolas. “... Fazem acordos com outros povos e agora perece um pão mal assado” (7:1-8) o pão mal assado era considerado sem utilidade, não servia pra mais nada a não ser, para ser jogado fora. Esses acordos estavam deixando a nação cada vez mais fraca, eles casavam e se davam em casamento com povos pagãos. O Senhor os chama de “fracos como um velho de cabelos brancos; o orgulho do povo é testemunha contra si mesmo; parece uma pombinha tola”. Essas são as comparações feitas para Israel.

- Pelo que o texto conta, dá-se a impressão que Israel blasfemava contra o Senhor, contavam mentiras sobre Deus, faziam cultos e sacrifícios iguais aos pagãos com as mesmas atitudes de se cortarem e se esquartejarem se jogando no chão como os pagãos faziam (7:8-16).


“Como uma flecha atirada por um arco defeituoso não atinge o alvo, assim também o meu povo se desviou de mim e começou a adorar ídolos...”.


Dos capítulos 8 a 13, Oséias traz várias acusações contra Israel, dentre elas a maior foi a de trocar o Senhor por baal (o nome baal tem dois sign= “marido ou senhor”).

“Cuidei de vocês quando estavam no deserto, naquelas terras sem água. Mas, quando entraram na boa terra, tiveram comida de sobra e vocês ficaram satisfeitos; então os corações de vocês se encheram de orgulho, e vocês esqueceram de mim.”

Enfim Oséias fala de modo definitivo, “povo de Israel voltem para o Senhor, seu Deus! Você caiu porque pecou.” Deus mostra seu amor neste livro porque Ele promete que irá destruir, mas, faz completamente o contrario, dá muitas chances para Israel, Oséias ensina uma oração de arrependimento para eles, mas pelo que vemos em outros livros dos profetas e crônicas Israel não voltou atrás dos maus caminhos.

“Mas Deus nos prova seu amor em ter dado seu único filho para morrer por todos nós parar que todo aquele que nele crer não pereça, mas que tenha a vida eterna.”

(Jo. 3:16)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Solidão



A sensação da solidão passa,
Assim como o inverno
Dá lugar à primavera.
Você encontrará o caminho para a felicidade,
Assim como uma planta encontra seu caminho
Em direção ao sol,
Crescendo, mudando e avançando.
No dia em que você nasceu,
Em algum lugar, uma planta floriu,
O sol brilhou ainda mais forte,
E enquanto o Vento se movia pelo oceano,
Ele sussurrou seu nome... Junto nasceu um sorriso nos lábios de Deus.
Você foi chamado por um motivo,
E o mundo é melhor, porque você existe.
Sempre que sentir o cheiro da chuva,
Ouvir o canto dos pássaros,
Ou ver uma borboleta ao sol,
Saiba que Alguém pensa em você e
lhe ama muito.
Quando nuvens de tempestade escurecerem seu mundo,
Lembre-se que Deus lhe oferece um abrigo seguro
Onde você nunca estará sozinho…
Lá, encontrará descanso, apoio e compreensão.
Os dias frios, cinzas e solitários
Não duram para sempre
Os pássaros sabem disso,
E é por isso que eles cantam.
Não desista, não admita sentimentos de fracasso;
Dúvidas vão e vêm, assim como as estações do ano…
Quando tudo o que é bom parece perdido,
Lembre-se que a vida é fôlego do Criador,
E a esperança mora acima do horizonte.
Se você sente o calor do sol em seu rosto,
O cheiro da terra, ouve canto do pardal,
Então saiba que tudo isso foi feito antes de você,
com a sua própria singularidade, beleza e razão de ser....
Para que pudesse desfrutar de toda essa beleza.
A vida não é sempre radiante,
Mas se o sol pode brilhar depois da pior tempestade,
Nós também podemos.
Não importa quão frio o vento,
Quão escuro o dia;
Há calor nos braços de um Deus
Repleto de amor e compreensão.
Ele nos oferece o calor do sol,
O perfume das flores e o canto dos pássaros
Para nos fazer lembrar...
Que não importa quão difícil a vida é;
Haverá sempre momentos de bondade,
Paz e oportunidade de crescimento.
Alguns dias são melhores, outros...
É melhor esquecer;
Mas assim que o anoitecer marcar o final do dia,
Pense nas coisas boas da vida,
Coisas inocentes e verdadeiras,
E adormeça sonhando com a esperança que traz o amanhã.
Quando o vento frio soprar desânimo em seu coração
E o mundo parecer rancoroso,
Seja paciente e perseverante,
Para que sempre voltem os momentos de bondade e amor.
Busque o vento do Espírito para o seu sonho,
Depois deixe seu coração voar livremente…
Com coragem, fé e firmeza, descanse a sombra do onipotente.
Cada dia que amanhece traz esperança
E oportunidade de fazer os sonhos
Se tornarem realidade.
Existe “mágica” na passagem do dia para a noite…
Assim como as cores que se desfazem no crepúsculo,
Trazendo esperança para um amanhã radiante.
Você tem dentro de si o mesmo mover que te fará vencer…
Transformará um obstáculo em um degrau
Que o leve um passo adiante
Na realização de seu sonho.
Deus nos deu a habilidade de sonhar,
O potencial de realizar sonhos veio Dele também.
Estabeleça um objetivo
E mantenha-se em sua trilha;
Não deixe que os infortúnios da vida
O desviem do caminho…
Persistência, assiduidade e trabalho árduo
Nunca ficam sem recompensa,
E os sonhos realmente tornam-se realidade.
Para envelhecer bem, devemos continuar a sonhar,
Pois é a busca de sonhos
Que nos mantém jovens de coração.Reflita na vida sempre que possível;
Reserve tempo para recordar,
E faça tempo para sonhar…
Encontre o caminho;
Vá com confiança e…
Surpresas Boas, com certeza virão...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Objetivo


TER UM OBJETIVO

Para Deus um grão de mostarda é um míssil pra derrubar uma montanha.

- Coisas aparentemente pequenas, aquelas que não damos muito credito tem resultados estrondosos...

A operação de Deus em nossas vidas geralmente é subestimada, pois na maioria das vezes, é de uma forma simples e discreta, não percebemos que é Deus que está no comando de certa situação e não damos o devido crédito ou cuidado que o momento merece.

Temos momentos grandiosos na Bíblia que nunca passam despercebidos de nossa leitura, mas comecei a perceber que esses momentos foram narrados na maioria dos casos pelas mesmas pessoas que estavam envolvidas. Estavam focados mesmo que longe do caminho correto, no objetivo de sua existência como Saulo de Tarso. Ele era um homem integro para aquela época, era um estudioso das Leis Judaicas e profecias. Conhecia tudo sobre a historia dos judeus, tudo sobre as profecias que Jeová havia proferido através de seus profetas, estava envolvido com as leis e com as profecias. Só que Saulo conhecia tudo sobre a historia, mas não conhecia o motivo de sua vida (propósito de sua vida)... Saulo começou a conhecer o verdadeiro evangelho depois que descobriu o motivo pelo qual Deus o criou. Isso tudo aconteceu de uma forma “tremenda” na vida de Saulo, tanto que maravilhado com tudo ele narra o acontecido de forma maravilhosa e intensa. Mas isso porque foi o seu ponto de vista, se nós começarmos a buscar uma sensibilidade maior com os acontecimentos em nossa vida, teremos a mesma reação que Paulo teve ao sentir e ver a forma amorosa que Deus lhe mostrou o caminho certo, tenho certeza absoluta que foi de uma maneira infinitamente amorosa... Dentre outras histórias na Bíblia que falam sobre acontecimentos grandiosos, mas de uma maneira simples. Vemos como Deus operou na vida de José do Egito (Gn 37)... Começou aparentemente errado, a sua vida era de um agricultor simples, talvez tivesse somente aquilo que era necessário para o dia a dia. (não está escrito esses detalhes na Bíblia, mas da pra ter uma noção, pois naqueles dias morava-se mau e não tinha muito dinheiro, pois o que movimentavam o mercado era a troca). Chega de historia!

José podia reclamar dessa situação, mas não o fez porque estava envolvido no plano e através dos sonhos que Deus lhe dava, porém além de envolvido ele estava também esperançoso nos seus sonhos. Ele via apenas os feixes de milho se curvar diante do seu feixe, o sol, a lua e as estrelas se curvando diante de dele... Parece loucura! José não tinha visto nada grandioso acontecer em sua vida apesar dos sonhos, sua vida continuava ser de um pequeno agricultor... Ele somente buscou saber qual o objetivo de sua vida. Era moço temente a Deus e era uma pessoa visivelmente dedicada a família, determinado a ajudar seu pai e amar seus irmãos. Deus trabalha de forma simples, quando vemos alguém falar de coisas que Deus fez em sua vida, para essa pessoa isso foi incrível e tremendo, existem casos espetaculares que acontecem com pessoas... Cura de paraplégicos ou tetraplégicos, ressurreição de mortos, cura de enfermos terminais e por aí vai... Mas não acredito que Deus quer que vivamos na sombra disso, precisamos crescer amadurecer!

Quem vive por vista não aprendeu a viver por esperança... Vemos que é a terceira coisa a permanecer em 2Cor. 13, a esperança é gerada pelo invisível, “Jesus disse: Felizes são aqueles que não viram e creram”. Não é necessário ser espetacular pra ser poderoso, e nem ser grandioso pra ser o PODER DE DEUS... Deus em sua infinita sabedoria na grande maioria das vezes fala conosco de maneira simples e discreta pra gerar em nós a capacidade de enxergar o invisível, pense se Deus sempre falasse com a humanidade de forma aparente e estrondosa, nunca aprenderíamos a ter esperança em nada. Se nós déssemos para nossos filhos só presentes importados ou eletrônicos enfim somente presentes caros, nossos filhos nunca dariam valor a um simples abraço! Eu considero um abraço o maior presente que uma pessoa possa dar ou receber. Certa vez estava em cima do púlpito de uma igreja quando Deus falou que era pra eu levantar e abraçar um senhor que estava sentado no meio da congregação, ele era grande e sisudo, tinha uma barba cheia e negra sobrancelha grossa e juntas. Eu fiquei a principio com receio de abraçá-lo eu não sabia qual seria o resultado ou o que ele ia pensar, e tentei fazer de conta que não era comigo, mas não deu pra resistir da tal forma que senti Deus falando ao meu “ouvido”. Desci, e ao sentir iria a sua direção, baixou a cabeça e fechou os olhos... Peguei sua mão, o levantei e o abracei! Ele meio se esquivando me abraçou... Passado breve momento eu continuando a abraçá-lo ele se debruça em meu ombro e sinto que lagrimas começam a cair e tanto foram que encharcaram minha camisa, em todo esse tempo do repudio e total entrega eu não disse uma palavra... Apenas um abraço foi suficiente pra quebrar um coração duro pelas pancadas da vida.

Um abraço!

Não precisa ser chamado por Deus pra que isso aconteça, ouve outros momentos em que abracei e o resultado nunca foi controverso, todas às vezes tive experiências únicas, em momentos choramos juntos outras um misterioso silêncio nos acometeu, mas com uma grande mudança de humor e em muitos outros choramos e rimos ao mesmo tempo.

O QUE TEM ISSO A VER COM PROPÓSITO DE VIDA???? A principio não há nada, mas você pode ter sido chamado para dar carinho a alguém que nunca recebeu isso com atitudes! E como tem pessoas assim nesse nosso mundo... ! Não precisa ir muito longe pra conhecê-las pode ser uma pessoa que está ao seu lado agora! Dentro da igreja, no trabalho, nas ruas em todos os lugares haverá uma pessoa se quer que nunca recebeu carinho, atenção, amizade, afeto, qualquer tipo de “ação do sentimento amigo”.

PROPÓSITO DE VIDA não é um plano que você faz pra desencargo de consciência só pra dizer que sua vida faz sentido. Propósito de vida é algo que se descobre, é o sentido do por que você foi criando, porque Deus o criou, para que fim ou razão ouve a concepção de um ser humano com capacidades inesgotáveis e inexploráveis.

Se nunca se perguntou por que você existe, o que eu duvido muito porque esta pergunta nós fazemos dendê que nos “entendemos por gente”, faça outra vez essa pergunta só agora consciente de que pra algo simples e muito importante você foi criado, Por quê? Em que nós somos importantes? Você não foi feito somente pra adorar a Deus! Não mesmo. Esse pensamento é medíocre, é pensamento de quem acha um desafio muito grande descobrir sua verdadeira missão, ou aqueles que são preguiçosos de mais para desafiar a acomodação de dizerem a eles o que devem fazer. PROPÓSITO DE VIDA não tem nada a ver com religião, não é somente dentro da igreja que somos úteis, nem mesmo fomos criados para evangelizar ninguém, fomos formados para dar e receber amor! Esse amor pode se manifestar de varias formas... Ex: em vontade de ver as pessoas felizes e fazê-las felizes! Todas as instituições religiosas ou educacionais deveriam incentivar a descoberta desse motivo de viver. Quando uma pessoa descobre isso sua vida passa ter sentido e não haverá bloqueios nem chateações que irão fazê-lo parar, nada pode deter uma pessoa que tem um alvo a ser alcançado.

Estou escrevendo isso porque acredito ser esse um dos meus deveres no meio de todo o plano para minha vida, acredito que dentro de um plano que é o meu propósito de vida, nasci pra expressar, pregar essas verdades que muitos pensam, mas poucos falam. Não preciso falar sobre coisas pessoais parar que saibam que sou só preciso falar e ser ouvido! Esse é o meu propósito essa é minha missão...

Ficarei satisfeito se foi de valia o que escrevi, não quero ser A VERDADE, mas quero fazer parte dela, não faço pra ser honrado por homens faço pra ser ouvido por eles.

Essas são palavras que recebi de Deus e a Seu pedido e as escrevo!

Curitiba 2007.

No deserto somos tentados


A tentação no deserto

(Mt 4)

V1. “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.”

(o texto também pode ser traduzido com: “... para ser posto a prova”).

(textos mais antigos trazem a tradução “estando no deserto, foi tentado no espírito...”).

Deus muitas vezes nos colocará a em momentos difíceis para sermos moldados, transformados em algo melhor. Seja qual for o problema que passamos, a experiências tende a nos levar a uma lição importante para vida. Devemos sempre estar atentos para tudo que acontece em redor para tirar o melhor proveito da situação.

V2. “Jesus no deserto depois de quarenta dias e noites teve fome.”

Quando tempo a alegria e tranqüilidade durão? Deus nos deu vida e capacidade de raciocínio, Jesus morrendo na cruz nos trouxe vida abundante (Jo 10: 10). Mas essa vida não nos dá isenção das dificuldades e dos momentos de fraqueza.

Não podemos nos deixar influenciar por pregações cheia de barganha e avareza, onde aquele que não tem abundancia de dinheiro não é um servo legitimo, só os que têm um empreendimento ou micro empresa é que são obedientes filhos, servos e abençoados de Deus; se esquecem da mensagem do mestre quando disse pra aquele jovem de posses que pra ele ter a vida eterna ele deveria se desfazer de tudo o que tinha e disse depois que aquele que quiser ser o maior no céu deve ser o menor na terra; e tantos outros exemplos... Com tudo isso, vemos que dificuldades financeiras virão se forem necessárias pra derrubar nossa arrogante independência.

Jesus enquanto estava na direção do alvo a ser alcançado, ele estava totalmente entregue aos planos de Deus e completamente rendido na dependência do Pai.


V3. “... se és filho de Deus transforme as pedras em pães.”

Acredito que a tentação foi muito mais complexa do que vemos no texto, Jesus desde pequeno sabia qual era seu destino, sabia quem ele era e é. Isso devia ser um confronto diário em sua mente... “_será que sou mesmo quem sou?”; “_ será que tudo isso não é uma loucura?” o nosso inimigo trabalha em nossa mente constantemente para nos desacreditar de quem somos. Quando leio este trecho sempre vejo Jesus pensando:

- se sou filho de Deus eu posso transformar estas pedras em pães, pois estou com tanta fome! Mas o seu espírito lutava contra carne: - não, não! Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus. Se o meu propósito é esse eu vou cumpri-lo. Quantas vezes nós chagamos esse momento da vida quando temos um desafio grande pela frente; muitos de nós sentimos a sensação de estarmos sozinhos e não temos forças pra vencê-lo. Mas o Senhor na sua grande misericórdia nos concede a sua GRAÇA, “conseguimos então vencer e alcançar o objetivo”, porém infelizmente não é tão fácil assim, muitas vezes a fome e a sede no espírito vem e nos enfraquece então ouvimos as acusações do inimigo que dizem: - você é crente e nada dá certo pra você!

- pra que serve toda essa adoração e cuidado se não consegue vencer seus desejos e vontades?

Neste momento se cairmos pelas circunstâncias, não devemos nos sentir imundos, derrotados ou acabados, nós temos um Deus misericordioso que nos toma no colo e nos carrega em meio às dificuldades enquanto Jesus nos traz sua paz redentora.

Chega de hipocrisia! Não somos super-homens e não é esse o propósito; o plano de Deus para nós é de sermos para Ele o que somos e nada mais. Deus não quer um monte de “mascarados”, pessoas com vestimentas sacerdotais com cheiro de mendigo, Deus quer mendigos que usem o seu perfume sacerdotal.

Pessoas cheias do seu amor, pessoas que exalem o doce cheiro do amor de Deus, são essas que serão seu sacerdócio real. Gente que não precisam disfarçar o que é, mas é o que é e será até que Deus o transforme se precisar de transformação.

Devemos saber que em meio às tentações e dificuldades nós podemos contar com o nosso Pai ABA pra nos ajudar a encontrar soluções concretas; não palavras de pensamento positivo que massageiam nosso ego pra dizer que está tudo bem.

Deus nos deu um valioso dom... a liberdade! Quando Jesus brada “ESTÁ CONSUMADO!” o véu do templo rasgou-se de auto a baixo (Mc. 15: 33) como se Deus com toda aquela dor que Jesus sentia rasgasse seu “coração” para dizer com o mais profundo e intenso amor...

_ venha amados agora eu vos liberto da cadeia da lei a qual os condenava num fardo de medo e da incerteza; abro o lugar mais santo onde era impossível entrarem, mas agora por tudo isso, eu estarei diante de vocês cara a cara. (Ez 20: 35)

“Os querubins andam em volta do trono de Deus e dizem Santo, Santo, Santo Deus todo poderoso toda a Terra está cheia de sua glória.” Os anjos ao olharem para Deus vêem o que Deus sente quando olha para tudo o que criou, imagino Deus dando um largo sorriso e dizendo... _Olhem tudo isso eu criei para minha glória! Ah que prazer sinto em ver como é perfeita minha criação! Eles têm vontade própria, podem tomar decisões certas ou não, mas fazem porque Eu os criei para serem livres! (Jo 8: 36).

Teus olhos me mostram o quanto preciso de Ti...

Teus olhos me mostram o quanto preciso de Ti...
Click na imagem