quinta-feira, 29 de maio de 2008

No deserto somos tentados


A tentação no deserto

(Mt 4)

V1. “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.”

(o texto também pode ser traduzido com: “... para ser posto a prova”).

(textos mais antigos trazem a tradução “estando no deserto, foi tentado no espírito...”).

Deus muitas vezes nos colocará a em momentos difíceis para sermos moldados, transformados em algo melhor. Seja qual for o problema que passamos, a experiências tende a nos levar a uma lição importante para vida. Devemos sempre estar atentos para tudo que acontece em redor para tirar o melhor proveito da situação.

V2. “Jesus no deserto depois de quarenta dias e noites teve fome.”

Quando tempo a alegria e tranqüilidade durão? Deus nos deu vida e capacidade de raciocínio, Jesus morrendo na cruz nos trouxe vida abundante (Jo 10: 10). Mas essa vida não nos dá isenção das dificuldades e dos momentos de fraqueza.

Não podemos nos deixar influenciar por pregações cheia de barganha e avareza, onde aquele que não tem abundancia de dinheiro não é um servo legitimo, só os que têm um empreendimento ou micro empresa é que são obedientes filhos, servos e abençoados de Deus; se esquecem da mensagem do mestre quando disse pra aquele jovem de posses que pra ele ter a vida eterna ele deveria se desfazer de tudo o que tinha e disse depois que aquele que quiser ser o maior no céu deve ser o menor na terra; e tantos outros exemplos... Com tudo isso, vemos que dificuldades financeiras virão se forem necessárias pra derrubar nossa arrogante independência.

Jesus enquanto estava na direção do alvo a ser alcançado, ele estava totalmente entregue aos planos de Deus e completamente rendido na dependência do Pai.


V3. “... se és filho de Deus transforme as pedras em pães.”

Acredito que a tentação foi muito mais complexa do que vemos no texto, Jesus desde pequeno sabia qual era seu destino, sabia quem ele era e é. Isso devia ser um confronto diário em sua mente... “_será que sou mesmo quem sou?”; “_ será que tudo isso não é uma loucura?” o nosso inimigo trabalha em nossa mente constantemente para nos desacreditar de quem somos. Quando leio este trecho sempre vejo Jesus pensando:

- se sou filho de Deus eu posso transformar estas pedras em pães, pois estou com tanta fome! Mas o seu espírito lutava contra carne: - não, não! Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus. Se o meu propósito é esse eu vou cumpri-lo. Quantas vezes nós chagamos esse momento da vida quando temos um desafio grande pela frente; muitos de nós sentimos a sensação de estarmos sozinhos e não temos forças pra vencê-lo. Mas o Senhor na sua grande misericórdia nos concede a sua GRAÇA, “conseguimos então vencer e alcançar o objetivo”, porém infelizmente não é tão fácil assim, muitas vezes a fome e a sede no espírito vem e nos enfraquece então ouvimos as acusações do inimigo que dizem: - você é crente e nada dá certo pra você!

- pra que serve toda essa adoração e cuidado se não consegue vencer seus desejos e vontades?

Neste momento se cairmos pelas circunstâncias, não devemos nos sentir imundos, derrotados ou acabados, nós temos um Deus misericordioso que nos toma no colo e nos carrega em meio às dificuldades enquanto Jesus nos traz sua paz redentora.

Chega de hipocrisia! Não somos super-homens e não é esse o propósito; o plano de Deus para nós é de sermos para Ele o que somos e nada mais. Deus não quer um monte de “mascarados”, pessoas com vestimentas sacerdotais com cheiro de mendigo, Deus quer mendigos que usem o seu perfume sacerdotal.

Pessoas cheias do seu amor, pessoas que exalem o doce cheiro do amor de Deus, são essas que serão seu sacerdócio real. Gente que não precisam disfarçar o que é, mas é o que é e será até que Deus o transforme se precisar de transformação.

Devemos saber que em meio às tentações e dificuldades nós podemos contar com o nosso Pai ABA pra nos ajudar a encontrar soluções concretas; não palavras de pensamento positivo que massageiam nosso ego pra dizer que está tudo bem.

Deus nos deu um valioso dom... a liberdade! Quando Jesus brada “ESTÁ CONSUMADO!” o véu do templo rasgou-se de auto a baixo (Mc. 15: 33) como se Deus com toda aquela dor que Jesus sentia rasgasse seu “coração” para dizer com o mais profundo e intenso amor...

_ venha amados agora eu vos liberto da cadeia da lei a qual os condenava num fardo de medo e da incerteza; abro o lugar mais santo onde era impossível entrarem, mas agora por tudo isso, eu estarei diante de vocês cara a cara. (Ez 20: 35)

“Os querubins andam em volta do trono de Deus e dizem Santo, Santo, Santo Deus todo poderoso toda a Terra está cheia de sua glória.” Os anjos ao olharem para Deus vêem o que Deus sente quando olha para tudo o que criou, imagino Deus dando um largo sorriso e dizendo... _Olhem tudo isso eu criei para minha glória! Ah que prazer sinto em ver como é perfeita minha criação! Eles têm vontade própria, podem tomar decisões certas ou não, mas fazem porque Eu os criei para serem livres! (Jo 8: 36).

Nenhum comentário:

Teus olhos me mostram o quanto preciso de Ti...

Teus olhos me mostram o quanto preciso de Ti...
Click na imagem