segunda-feira, 7 de junho de 2010
ALIANÇAS
Alianças
A aliança de Deus com o povo de Israel: Ex 24:3-11; 34:10-17→ Aliança de total adoração e exclusividade com Deus Yahweh .
34:10. “coisa terrível” a tradução talvez mais apropriada para os dias de hoje seria “coisa espantosa”.
24: 8. Através de atos e acontecimentos assustadores, mas que tinham uma simbologia profética, Deus faz e demonstra através de Moisés qual seria o peso espiritual dessa Aliança.
O povo de Israel sempre teve dificuldade para entender e aceitar essa aliança, onde o Adorado se doava por completo aos adoradores, para eles isso era loucura, porque no meio deles havia muitos povos pagãos, os cananeus, gebuzues, amorreus e outros, que eram adoradores de deuses que segundo seus sacerdotes, pediam sacrifícios e presentes como mortes de crianças e de jovens em seu estado pré-púbere.
Deus nunca pediu nada além de ser adorado. Quando se verifica na historia de Israel a forma de adoração através de sacrifícios de animais, vemos que isso foi um ato profético que virou uma doutrina. Pois o Senhor Yahweh mesmo disse através de Oséias 6:6 “Pois misericórdia quero e não sacrifícios o conhecimento de Deus muito mais que seus holocaustos”. Veja que o próprio Deus Fala que não quer sacrifício e nem holocaustos e Jesus lá no Novo Testamento diz em Mateus 9:12 “Ide e aprendei o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício. Pois não vim chamar justos, e sim, pecadores ao arrependimento.”
Misericórdia = eleos é a manifestação da piedade, presume necessidade por parte daquele que a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade por parte daquele que a mostra. Dic. VINE pag.793. Misericórdia = sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. Enc. Boyer pg. 362.
Um Deus que nunca quis uma religião, mas sim uma família na Terra. Deus não é apenas o Criador, Ele também é Pai.(não um pai humano, cheio de falhas.)
O povo de Israel nunca acreditou, que Deus, o El Shaddai não quisesse nada em troca, além somente de adoração, então por causa do seu envolvimento com os povos pagãos Israel rejeitou a verdade de Deus e transformou em mentira, adorando animais e homens ao invés do Criador, seu Pai Yahweh. Vemos um pequeno exemplo de como e o quanto Deus se doou a Israel – “Isaías 43: 14 – 25, vemos várias afirmações de quanto o Pai Aba se entregou a Israel e os protegeu. No v.25 o Senhor deixa mais claro o quanto: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. O AP. Paulo nos lembra da Profecia: Hb 8:12_ “Pois serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas iniqüidades não me lembrarei mais.
Dificilmente conseguiremos explicar Deus como uma doutrina, Deus sempre Se revelou por si só. Não é porque não está na Bíblia que Deus não agirá conforme Ele quer. Não podemos pensar na Bíblia como “os últimos registros de ações divinas ou os últimos momentos do salvador”.
A aliança se estende até o dia de hoje, através de Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz.
O Ato profético. Ex.24:8 – O sangue aspergido.
O sacrifício do Santo. Mc 14:22-25 – Aliança no sangue.
...tudo está consumado!
Isaías 53:4 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário