terça-feira, 15 de outubro de 2013
segunda-feira, 1 de abril de 2013
O filho bastardo - Retiro 23/03/2013
Retiro 90ªIEQ
23/03/2013
Tema:
Mais de Ti menos de mim
Fomos covidados para ministrar aos jovens deste retiro, Deus nos inspirou a falar sobre O espirito de bastardia que assola o Brasil e por distração, a igreja brasileira também tem sofrido esse ataque.
Texto bíblico de base: Juízes 11
"Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso..."
A Bíblia conta a história deste homem israelita, valoroso, guerreiro corajoso e filho de uma prostituta.
Em nossos dias já seria difícil essa situação. Jefté sofria constantemente despresos por parte de seus irmãos, o que gerou em seu coração o que na maioria das vezes brota no coração das pessoas, uma necessidade de provar aos outros o seu valor. Essa condição fez com que Jefté fosse expulso pelos seus irmãos da casa de seu pai, o peso da bastardia sobre seus ombros. Rejeitado e amargurado ajuntou-se a homens levianos.
Muitos de nós nos sentimos abandonados, desmotivados pela nossa família, Os pensamentos que atacam são de abandono, sozinhos em e meio ao um mar de pessoas... À esse sentimento quero dar o nome de "síndrome de bastardia". Esse sentimento está alojado no coração da maiorias da população mundial, um sentimento de não ser valorizado como deveria inunda a mente e faz com que ajamos de forma desordenada. agressíva,indiferente e inconsequente.
Jefté era um homem valoroso diz no texto, mas o que vinha a sua mente era o peso da bastardia, seus irmãos não o deixava esquecer disto... Quantos de nós que passamos por esse "vale escuro" da condenação e da indiferênça, acontecimentos do passado trazem costantemente acusações que não nos deixam seguir enfrente, muitas pessoas levam uma vida derrotada, infeliz, por carregar esse sentimento de desprezo e de compensação em seus ombros... Jefté era valoroso, mas não acreditava no seu valor, por esse motivo em seus sentimentos gerou uma raíz de amargura Hebreus 12:15 "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Com o coração contaminado, Jefté ao ser procurado pelo anciãos para que os ajudassem em uma batalha, além de cobrá-los pelas suas atitudes de desprezo para com ele, Jefté faz algo terrivel e inconsequente... Ora a Deus e faz um voto! o voto mais desnecessário que ele poderia ter feito. Ele era valoroso, era um guerreiro incrível, mas ele tinha que garantir sua vitória para provar seus valor aqueles que o desprezaram... sua família. Então ele vota dizendo: "Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto."(Juízes 11:30-31). Chegando então da guerra com a vitória, Saí ao seu encontro sua unica filha... Nós muitas vezes queremos nos vingar daqueles que nos desprezaram.
Quantos de nós já não usamos as frases: "- Ah! eu vou conseguir, eles vão ver até onde eu posso chegar!" ou "- Quando eu tiver tal coisa, aí eles vão me valorizar". Este sentimento de vingança não nos empurra para adiante, ao contrário, nos empurra morro abaixo.
Entendamos algo, "Deus é Pai dos órfãos, Juiz das viúvas... e faz com que o solitário viva em família."(Salmos 68:5,6); "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." (João 14:18).
Você não precisa provar nada para ninguém, nem mesmo para você! Deus te valoriza! Valorizou tanto que entregou o Seu único filho pra que você tivesse direito de receber vida enterna e as promessas que estava sobre Abraão. Você merece ser feliz porque Jesus é aquele que conquistou a alegria permanente! Você é amamdo, Jesus te amou muito antes de você perguntar por Ele. ainda que todos te abandone Ele jamais te abandonará(Salmo 49:15).
Vanderlei Godoy
Assinar:
Postagens (Atom)