sexta-feira, 12 de setembro de 2008
AO QUE VENCER (ESBOÇO)
Efésios 6.10
Titulo: Ef. 6.13 “... e depois de terem vencido tudo, permanecei inabaláveis”
(NTLH. “... e depois de lutarem até o fim, vocês continuaram firmes, sem recuar”.)
(Ed. contemporânea. “... e havendo feito tudo, ficar firmes”)
{Analise:
1º Preparação
2º Estratégia /dependência
3º Permanência
Mike Tyson, Logo no primeiro ano ganhou os 15 combates em que participou 11 deles por K.O. (knock-out) no primeiro round.
Conquistou o título mundial de pesos pesados da Confederação Mundial de Boxe (WBC) com 20 anos, foi o mais jovem pugilista a alcançar esse feito.
Esquecendo sua vida pessoal, vamos comparar sua vida profissional com a guerra-espritual.
1º Preparação
Enquanto Mike Tyson treinava, seu técnico o ensinava os meios de derrotar seus oponentes. Repetia movimentos várias vezes até chegar ao golpe perfeito.
A velocidade e força eram os pontos mais visíveis em seu Talento...
Mas Mike tinha uma fraqueza... Ele não tinha resistência para agüentar mais que três round.
Foi então que um adversário estudou não só seus golpes, mas também seus limites e fraquezas. Seu adversário era Holyfield, levou o combate até 11º round... Então, Holyfield vence Tyson por Knock-out, todos ficaram surpresos! Porque Tyson era preparado e tinha um talento nato... Mas não foi o suficiente, Holyfield tinha uma estratégia.
Você pode ter um talento surpreendente, ter habilidades e facilidades que deixam todos admirados, mas se não tiver um preparação, esse talento começa a estagnar-se, e geralmente te levará ao orgulho e orgulho a queda e a queda ao fracasso e desanimo. O Senhor te presenteou com esse talento para que fosse usado por Ele e para Ele. É um dos motivos que vemos artistas perderem o controle da fama e despencarem para antidepressivos e anfetaminas, muito são levados ao desespero e tomarem “overdose”... Enfim são tantos os exemplos...
Mike era um campeão! Mas foi traído por sua confiança nos seus talentos e força.
“sedes sóbrios e vigilantes. O diabo o vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” 1Pedro 5.8
Tyson era forte, mas não tinha resistência; ele era veloz, mas não tinha estratégia. Nós podemos até ser fortes, ter as palavras do evangelho na ponta da língua, mas se não estivermos vigilantes contra as astutas ciladas do nosso inimigo nós sucumbiremos.
“Sedes sóbrios...” quer dizer, reconheça quem é, abra mão do que tem ou que pode fazer, entregue isso nas mãos daquele que te gerou de novo. Ser sóbrio é estar sempre dentro da moderação, estar lúcido, ser racional.
Na maioria das vezes fazemos coisas ou resolvemos assuntos confiando em nossos talentos e conhecimentos. Como Tyson, acreditamos que sabemos o suficiente, tem coisas até que fazemos automaticamente.
Em nosso dia a dia sempre temos uma solução ou um método para resolver rápido e da melhor forma um problema. Quem conhece a história de Tyson, sabe que ele era especialista naquilo que fazia. Em uma entrevista pra uma TV americana, questionado qual era sua estratégia ele disse:
“_ quando estou no ringue eu não penso no que vou fazer eu apenas sei que aquele é meu adversário e que tenho que derrubá-lo”.
Tinha tanta confiança em seu talento que não se preparava sua resistência, em sua mente era automático dar socos. Em uma apresentação pra TV, testaram sua velocidade, Tyson deu 11 socos em poucos segundos.
Muitos de nós nascemos dotados de um talento natural. Nascemos ou adquirimos facilidades em coisas, isso nos torna independente. “Não precisamos mais nos preparar! Eu sei cantar! Eu sei tocar! Eu sei isso, eu sei aquilo...”
“maldito homem que confia no homem, que faz da força seu braço e aparta seu coração do Senhor” Jr 17.5
Estou comparando só com a vida secular, se é que podemos separar os mundos, físico e espiritual..., vamos entrar no mundo espiritual. Quando o homem se torna independente, ele se aparta da dependência de Deus, a partir daí ele começa a trilhar o campo inimigo se a proteção do Altíssimo.
Não basta ser somente um especialista, tem que ter estratégia e a de Deus foi dar seu Filho por nós para que a morte não tivesse resistência contra nós.
Tem que ser movido por Deus, muitas pessoas são bem sucedidas na vida sem Jesus... Mas nós não nos resumimos só em vida física, nós teremos logo mais um vida espiritual “bem longa” que se chama ETERNO. E é esse o ponto que devemos pensar e meditar, como diz o sábio: “- melhor ir a um velório do a uma festa, pois no velório pensamos no futuro”
Deus “injeta” em nós capacidades e talentos, mas não nos dá o poder de criar estratégias sem Ele.
A morte e o pecado tiveram domínio sobre o homem desde o Éden, a resistência e estratégia de satanás venciam o homem todas as vezes que ele tentava se voltar para Deus. Mas Deus não é somente forte, Ele tem planos...
“Os meus pensamentos são mais altos que os seus”. Isaias 55.9
O Senhor Deus fez o plano da salvação, com essa estratégia o inferno não mais tinha o domínio da morte.
No mundo espiritual há uma luta constante e o premio é sua alma. Pense em uma luta de boxe com 30 rounds, uma luta no pense em uma luta de boxe com 30 assaltos, uma luta normalmente chega 12 rounds, comparado ao que acontece no invisível é apenas um treino. A batalha espiritual é uma luta constante! Se você para de bater você irá apanhar.
“por tanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permaneceis inabaláveis. Ef. 6.13
Não basta apenas repetir “- eu tomo posse de toda armadura de Deus” isso não é preparação. Temos que fazer por partes como a Bíblia ensina:
1º “Tendo cingido os vossos lombos com a verdade”
R: quer dizer que, temos que resolver e trazer a luz todos os pecados ocultos, pedir perdão a Deus e a quem foi fraudando ou magoado e confessá-lo a alguém de confiança.
2º “e vestida a couraça da justiça”
R: ser justo e sincero com todos, para que não se ache engano em nós.
3º “calçados os vossos pés na preparação do evangelho da paz”
R: 2Timóteo 2.15
4º “tomando, sobretudo o escudo da fé”
R: temos o exemplo de Jesus no deserto, que usou a palavra da verdade contra as investidas do diabo.
5º “tomai o capacete da salvação”
R: estar sempre almejando estar junto com Jesus na congregação dos justos protegerá sua mente de todo pensamento contrario, tendo isso como alvo, a salvação.
6º “e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”
R: Uma coisa dependerá de outra! Para que você tenha a espada do Espírito em suas mãos você deve saber manuseá-la, já ouviu a frase? : “essa faca é mais perigosa no chão do que na sua mão”. Isto é dito pra quem não sabe usar a arma que está empunhando. Sabendo usá-la você terá uma arma eficaz, e a FÈ te levará a crer com todo seu espírito na SALVAÇÃO; crendo que você é salvo em Cristo, você terá a convicção para não ser enganado pelas acusações do inimigo que são os DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO, então estará cheio de alegria e vida, o amor encherá o seu coração, O EVANGELHO DA PAZ estará sempre em seus lábios. Você será JUSTO porque Aquele que te justificou te revelou o amor, a VERDADE será sua bandeira e não haverá nenhuma acusação contra você e para completar...
7º “Orai em todo o tempo com todo suplica no Espírito”
R: no Espírito... Além de orar em todo tempo, deve ser feita essa oração na dependência do Espírito Santo.
Tiago 4:7_ sujeitai-vos, pois a Deus, resistam ao diabo, e ele fugirá de vós.
R: Sujeitar a Deus = depender de Deus, esperar em Deus, se aproximar de Deus.
A estratégia vem de Deus, a preparação vem do treinamento que é o conhecimento das coisas do alto e a permanência, depende de você!
Deus nos deu o livre arbítrio e permanecer na presença de Deus depende de você querer, se Deus nos deu a vitória sobre o pecado, então só pecamos porque escolhemos pecar.
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência". Tiago 1.14
“Onde abundou o pecado, superabundou a Graça”. Rm 5.20
Vanderlei Godoy
Assinar:
Postagens (Atom)